domingo, 27 de março de 2011

As tendências que estão mudando a sociedade

Acabei de ler o livro de Faith Popcorn " o Relatório Popcorn" e achei tão bom e aplicável aos nossos dias atuais que resolvi compartilhar algumas tendências levantadas neste, e que são visíveis na nossa sociedade. Para quem não conhece, Faith Popcorn é uma "nostradamos" do marketing e atua em aconselhamento para empresas via análise de tendências. Vale a pena ler o livro, é instigador. Abaixo estão algumas ideias discutidas no mesmo:

Tendência 1- Encasulamento:
Essa tendência trata de um consumidor cada vez mais encasulado, refugiado em sua casa com medo do mundo cruel lá de fora (criminalidade, AIDS, poluição sonora, recessões). Esse consumidor quer paz e o desafio é achar formas de “tocá-lo” sem que o mesmo se sinta agredido. Este encasulamento, segundo Popcorn, também tem a ver com seu estado de espirito, de sua auto conservação. As pessoas querem seus casulos onde quer que vão. Elas desejam distanciar-se de tudo e encontram outras formas de se relacionar com os outros.
Tendência 2 – A Aventura da Fantasia
As pessoas querem, por alguns instantes, viver fantasias que as levam longe do mundo real. Querem coisas exóticas, misteriosas. Há uma busca por aventuras de forma a dar uma pequena escapada da sua própria vida e refugiar-se quem sabe de nostalgia.
Tendência 3 – Pequenas Indulgências
Não há uma ambição desenfreada, mas, desejo de se dar ao luxo de comprar pequenas coisas, caras, mas de grande valor emocional. Essas pequenas indulgências, satisfazem o ego, trazem felicidade momentânea. Isso não é constante, mas esporádico. É uma solução emocional sem ter que se culpar depois. São pequenos mimos, luxos que os consumidores se auto presenteiam por acharem que merecem.
Tendência 4 – Egonomia
O consumidor não aceita ser mais um no meio da multidão. Ele quer se enxergar no produto/serviço oferecido pela empresa. É necessária a sinalização que de o produto/serviço foi feito especialmente para ele. É a era da personalização. As pessoas querem coisas adequadas a sua personalidade, ao seu jeito de ser.
Tendência 5 – Sair Fora
Trata-se de juntar tudo e sair fora. A ambição desenfreada e o stresse do trabalho já não valem mais a pena. O que se quer agora é qualidade de vida. Sair da cidade grande, ir para o interior, montar seu próprio negócio, tudo a um ritmo mais lento. Talvez trabalhar de casa, ter seu escritório domiciliar. As pessoas querem mais do que nunca estar longe dos escritórios frios das empresas. E as empresas controlarão seus funcionários pela produtividade. Cada vez mais se quer afastar-se do estranho e aproximar-se mais da família, dos amigos, levar uma vida mais simples.
Tendência 8 – Consumidor Vigilante
“Estamos fulos da vida e não vamos mais comprar isso”. Essa tendência se configura pelo protagonismo de um consumidor que não aceita mais ser enganado com produtos/serviços que não têm qualidade ou que não condizem com o que anunciam. É um consumidor que se informa e pesquisa antes de comprar. E, pesquisa inclusive as boas práticas (ou não) da empresa a qual ele está comprando e, o qual é capaz de se revoltar contra uma marca e coloca-la no esquecimento. O desejo deste consumidor é que as empresas sejam mais humanas. Ele também quer ser ouvido pelas empresas e saber o que elas pensam. Segundo Popcorn, o que nos fará comprar um produto pelo outro é o sentimento de parceria como vendedor, com a empresa. Se ilustra ai um consumidor participante, cidadão e muito mais consciente.
Tendência 10 – S.O.S ( Salve o Social)
Se ilustra uma preocupação muito grande em relação ao futuro do planeta e ao nascimento de uma nova consciência individual, mas que se ligue ao coletivo pois ações isoladas já não são suficientes. Segundo Popcorn “ fazer o bem não é mais uma opção – é um dever”. O fato ilustra-se tanto por parte dos consumidores que estão mais conscientes em suas ações, separando o lixo, prestando trabalhos voluntários, como por parte das empresas as quais estão mais preocupadas com o social e ambiental.  O consumidor  está de olho nas ações das empresas e nunca tantas empresas passaram a se preocupar com o meio ambiente em suas ações. É o reconhecimento (por parte das empresas) de que a decência pode ser lucrativa. Esta tendência revela um capitalismo mais decente. É uma tendência de fazer o bem, de ser bom.

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