segunda-feira, 7 de março de 2011

Por que Alguém Compraria Você?

Já que querendo ou não a programação do carnaval invade as telas, páginas, ruas nesses dias, achei oportuno escrever de destaque, multidão, brilho. Não, não vou falar de carnaval, mas em minha introdução, trago esse para fazer uma analogia à carreira pessoal. Em ambos, é preciso se destacar, brilhar, não ser apenas mais um ou uma na “passarela”. A competição é acirrada (concordo), alguns dizem também que é injusta. No final, quase sempre vence quem tem mais talento!
Vivo no mundo universitário e não me canso de ouvir (e presenciar) que lá fora é uma guerra por uma vaga e eis a questão: como se destacar, ser “o cara”, conseguir ser visto (a),  contratado, obter uma promoção, enfim crescer, ser assediado, e até bajulado (alguns adoram) enfim, como ser um referencial naquilo que faz? 
Tal qual no carnaval, é preciso ralar, no caso profissional, não na passarela, mas é necessário também estar preparado (muito) para que o júri, ou seja, os teus patrões, colegas, enfim teu network te vejam como o destaque na multidão.
Para ilustrar esse pensamento, trago o autor de um dos mais vendidos livros de marketing de 2010, Artur Bender, autor de "Personal Branding". Alguns dos principais pontos destacados pelo autor é que você precisa saber primeiro quem é e, principalmente, onde quer chegar e a partir dai traçar o planejamento para trilhar seu sucesso profissional, colocando seus objetivos no papel e analisando a progressão dos mesmos constantemente.
É necessário fazermos a famosa “fofa” de nós mesmos, ou seja, descobrir nossos pontos fortes, fraquezas, analisar as oportunidades em volta, olhar para traz e ver o que já fizemos que deu muito certo e o que deu errado e porque.  
Pode parecer forte a comparação de Bender quando ele nos compara com produtos e nos põe na gôndola do supermercado indagando quem e porque alguém nos compraria no meio de tantos outros produtos/marcas (profissionais). Mas o que ele quer dizer é que somos marcas e que nossas atitudes, escolhas revelam nosso e o desejo ou não de compra do nosso contratante - o recrutador. 
O fato é que devemos, segundo Artur Bender, construir um diferencial único (que ninguém tenha no mercado) e focar/especializar-se no que temos de melhor a oferecer, sem nunca perder o foco ou deixar de saber para onde estamos indo.
Diplomas, línguas, certificações, de nada adiantam se o profissional não sabe o que quer ou não usá-los a seu favor. Como diz Bender, em uma analogia ao mercado de trabalho, isso pode lhe dar a garantia de entrar no estádio, mas não de jogar a partida. 
É necessário (imperativo eu diria) saber enxergar as oportunidades onde muitas vezes os outros visualizam obstáculos, apontar soluções e encarar os desafios que poderão nos destacar.
O sucesso, segundo o autor, está na diferenciação. Então pense: o que você tem de diferente para apresentar? Você enxerga além ou se conforma com o estabelecido? O que está fazendo para demonstrar seu talento especial? O que lhe dá muito Prazer? Aquilo que você faria sem receber nada em troca. Como você gosta de trabalhar: em equipe, sozinho, em casa, por projetos? Por quê? Por quê trabalha em tal área, tal empresa? O que faz está de acordo com seus valores pessoais? Descreva seus valores no papel. Destaque os que nortearão sua marca
É isso que quer para sua vida? Pense a médio e longo Prazo. Se o incomoda a situação, mude. Analise cada obstáculo, barreira e trace metas para mudar. Enfim, construa sua MARCA PESSOAL!

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