terça-feira, 9 de julho de 2013

Só o Abraço nos Salva


Um tempo atrás, em um desses meus andares soltos, onde preocupo-me  somente em viver os momentos, de uma forma desinteressada, mas observadora, avistei inúmeras pessoas, em um parque movimentado de Porto Alegre, oferecendo algo pouco comum: Abraços. Havia gente, em todas as direções, doando abraços. Carregavam faixas com dizeres: “Abraço Grátis” e usavam camisetas que comunicavam a doação de abraços.
Fitei mais firme meu olhar em direção a quem oferecia, mas também àqueles que eram prospectados para o ato. Em princípio, as pessoas ficavam um pouco tímidas, umas riam e não sabiam o que fazer, mas tão logo que eram abordadas para o abraço, se deixavam  envolver pela emoção e em uma aura positiva. Os sorrisos brotavam-lhe nos rostos, os braços se abriam e se completavam com os abraços recebidos. Em poucos minutos, aquelas pessoas estranhas até então, derrubavam toda a barreira e assimetria existentes entre elas, e, se falavam como se a anos já tivessem algo em comum. Uma mistura de afeto, simpatia, empatia e identificação brotavam ali com a magia de um abraço.
Atualmente, diante de todo cenário de lutas e manifestações  que se ilustra no Brasil e no mundo, voltei a pensar seriamente no abraço e, cheguei a conclusão que é dele que o mundo necessita para ser melhor. Penso que a solução de todos nossos problemas pode ser um abraço. Porque ele é o pacto da aceitação e, ao mesmo tempo, do compromisso. Falo, nesse contexto, da sua simbologia, ou seja, não somente do abraço físico - aquele que envolve dois corpos - mas também do abraço simbólico que é o abraçar causas, compromissos, valores, juramentos...
Pois então, acredito que o mundo quando mostra suas mazelas, denuncia a falta do abraço pelas causas assumidas pelos políticos, pelos empresários, pelos detentores do poder. Faltou - desde os tempos primórdios – o abraço à justiça, à verdade, à promessa feita e acima de tudo,  faltou a vontade de abraçar tudo isso. Vivemos em um caos - no mundo todo - porque as pessoas não abraçaram o planeta, a natureza, os animais, os outros. E, se presenciamos as desgraças de um mundo o qual revidamos  é porque os sujeitos resolveram abraçar, somente as suas mesquinharias e seu individualismo.
E essa falta de abraço ao mundo, engloba não somente o âmbito político, mas é saliente no campo pessoal e social, onde também vivemos uma crise de abraços. Falta abraçar mais o amor, o compromisso com seu (sua) companheiro (a), mesmo nos piores dias, e, igualmente falta abraçar mais as suas amizades pois elas também alimentam sua alma. Falta abraçar seu subordinado com mais humanidade e amor, para colher melhores resultados. Falta abraçar seu colega de trabalho como alguém que está ali somando contigo e que, pode ser teu parceiro e tornar seu dia mais feliz e, mais leve.  Falta abraçar sua carreira com mais paixão. Carece-se de abraçar as coisas mais força e atitude. Por fim, falta abraçar a vida com mais convicção de que vale a pena ABRAÇAR o mundo

Nenhum comentário: