sexta-feira, 13 de junho de 2014

O Problema não é a Copa


À esses que tanto estão 'gritando' contra a copa: por que não protestaram contra quando o Brasil estava pleiteando o evento? Agora, de nada adiantará sair quebrando coisas e gritando palavras de ordem como se a copa fosse a razão de todos os males. Esse comportamento é típico da visão míope que chora sobre o leite derramado. Ou seja, que não planeja, não age e não se posiciona enquanto é tempo, mas deixa as coisas acontecerem para depois reclamar. Claro que vivemos num país ainda carente de tantas coisas, mas, se a copa não fosse no Brasil teríamos um país melhor, assim do dia para a noite? 
Nosso verdadeiro problema não é a copa, mas séculos de má administração, de injustiças, de falta de planejamento, do tal jeitinho brasileiro para tudo. Nosso problema não é só político partidário como ora se faz questão de falar, pelo contrário, inicia com a malandragem que fura fila, que ultrapassa pelo acostamento, que joga lixo no chão, que suborna os outros para obter vantagens, que deixa tudo para a última hora e ainda, perde o prazo e pede prorrogação. E, se copa do mundo fosse realizada somente em países super desenvolvidos, não teria ocorrido por exemplo, na Africa do Sul, e, com muita recepção e organização diga-se de passagem. Veja o histórico de pobreza, ditadura e segregação da Africa! 
Há sim uma assimetria entre a realidade do povo e, dos jogadores e os padrões impostos pela Fifa para a realização do evento. Tudo isso é evidente e também me irrita! Existe sim um abismo entre a minoria que pode assistir a copa nos estádios e, a maioria que assiste da TV da sala. Mas essa desigualdade não foi a copa quem produziu, o evento só visibiliza as diferenças sociais, culturais, econômicas desse enorme país marcado por 500 anos de história de injustiças. 
O que me assusta é ver pessoas crendo que a copa é a raíz dos nossos males e culpando todos eles por quatro anos de administração. Se eu tivesse que escolher, ela não viria ao país, mas como a sediamos, torço pelo Brasil e acho que temos que aproveitar a oportunidade de expor nossa marca positiva no mundo, porque sim, temos muitas coisas boas para mostrar, muito mais do que ruins. 
E aos que estão por ai gritando e quebrando bens públicos e privados, comecem sendo a mudança que querem ver no mundo. A sociedade que almejamos se faz na luta diária de cada esforço individual ou coletivo, na vida privada e pública. Que gritemos sim, que protestemos ( sem quebradeira), agindo na raíz verdadeira dos problemas!

Nenhum comentário: